sexta-feira, 13 de maio de 2011

Relatório do dia 13 de maio

Por Vicente André Alcântara Aguiar Filho e João Filipe Monteiro

Babi inicia a aula apresentando a agenda do dia, em que consta a leitura do relatório, a apresentação do seminário, a divulgação de alguns informes e a explicação de algumas partes do projeto de pesquisa. Em seguida, iniciou-se a leitura dos relatórios da aula do dia 06/05/2011 com Everton Araújo lendo o relatório que o mesmo produziu em parceria com Fabrício e em seguida a relatora Flávia leu o relatório que produziu em parceria com Shyrlane. Terminada a leitura dos relatórios, Babi nos estimula a comentar sobre o que foi lido e reforça a importância de os autores postarem seus trabalhos com antecedência. Comentando os relatórios, George ratifica a importância dos mesmos, cita que faltou a última aula e que através dos relatórios pode ter uma noção de tudo que ocorreu na aula anterior, sobretudo das discussões sobre os projetos de pesquisa. Após um período de silêncio, Babi diz que o silêncio pode ser um indício de cansaço, em vista de estarmos chegando ao final do semestre.
 Comentando os relatórios, Babi pede que não nos esqueçamos de enumerar as páginas, uma vez que enumerar as páginas é o princípio da normatização científica, cita que a fala e a escrita são generosas, por isso ele pede que revisemos os relatórios. Babi comenta mais uma vez que observou uma grande quantidade de vírgulas nos relatórios e atribui esse fenômeno a grande quantidade de conteúdo a ser escrito em um pequeno espaço, no caso algumas páginas de um relatório.  Babi cita a importância de um projeto de pesquisa, e diz que fazer projeto é um passo fundamental para o sucesso na Academia. Ele fala que, para termos noção, conseguiu captar com seus projetos mais de seis milhões de reais. Babi pergunta se queremos comentar algo que ele tenha dito. Thamilla questiona Babi se é possível escrever poeticamente textos acadêmicos. O professor responde que sim, que o importante é que se defenda o que está sendo dito. Babi usa como exemplo Nietschze, que escrevia de modos diferentes, mas que era rigoroso em seu estilo. Comenta que é importante que criemos o nosso próprio estilo literário, diz que o máximo que pode acontecer é de possuirmos dois públicos, um que lhe aplaudirá e outro que lhe criticará. E conclui seu raciocínio dizendo que o segredo para escrever bem é, por assim dizer, ligar todos os sentidos.
 Dando sequência a aula, o professor pede que recebamos com aplausos os alunos Túlio Kércio, Danielle Maria e Paulo Henrique, que apresentarão o seminário sobre o texto “Análise Retórica”, de John Leach. Após o término da apresentação do seminário, Babi nos estimula a fazer perguntas sobre o que foi apresentado. George levanta dúvidas sobre dois pontos do fichamento, nos quais Paulo Henrique e Kércio responderam prontamente. Logo após esses questionamentos, Babi comenta os equívocos que alguns pesquisadores fazem com respeito a falta de rigor nos trabalhos científicos. Cita o caso de pesquisas que usam entrevistas episódicas ou narrativas, e que não se propoem a fazer uma análise retórica do discurso do sujeito. Encaram o discurso como a verdade do sujeito, sem questionar a realidade ou mesmo contextualizar a fala dos sujeitos. Em seguida, George parabeniza os colegas pela apresentação. Babi nos instiga a avaliar o seminário, mas por conta do silêncio da turma, nos mostra um vídeo, que arranca gargalhadas da turma. Em seguida, Babi nos incentiva a visitar o II Festival de Flores de Holambra, que está acontecendo na Praça de Cuba. O professor também nos alerta sobre as nossas freqüências, e fala sobre as pessoas que foram aos encontros científicos, que tragam a declaração para que sua falta possa ser justificada.
Babi pergunta como andam nossas produções, e Gabriela pergunta se o professor poderia nos dar algumas orientações. Então Babi marca os horários das orientações das equipes dos projetos, para que possamos tirar as dúvidas e mostrar os encaminhamentos feitos. Em seguida, o professor pergunta se há dúvidas quanto a estrutura do projeto, sobre: problematização, objetivos, referências teórico-preliminares e procedimentos metodológicos. Babi nos alerta que podemos citar referenciais teóricos na parte de metodologia, e que até mesmo na problematização podemos fazer isso, porém sem nenhuma obrigação de fazê-lo. Continuando, o professor nos diz que devemos procurar a coerência entre o objeto estudado e os procedimentos metodológicos. Babi compara uma boa pesquisa a uma bola de futebol, citando a coerência que cada parte da pesquisa deve ter, assim como cada ponto deve levar a outro na costura de uma bola de futebol. O professor ressalta que é importante consultar projetos de pesquisa que foram feitos pela turma passada, para que nos sirva de modelo. Em seguida, George questiona se é necessário apresentar um histórico do objeto antes de apresentá-lo. Babi diz que é importante inicialmente mostrar para que veio, então primeiramente você apresenta o objeto e em seguida apresenta o histórico.
Encaminhando para o final da aula, o professor Babi questiona se há mais alguma pergunta a respeito dos projetos de pesquisa, e George pergunta se é necessário apresentar o orçamento da pesquisa. Babi diz que não, pois não haverá custos, mas é importante apresentar o cronograma. Babi nos pede que leiamos os textos que ele mandou relativos aos procedimentos metodológicos dos projetos de pesquisa, e finaliza a aula.

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