sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Relatório de 18 de fevereiro de 2011

Por Maju e Thamila


             A primeira aula do semestre de Métodos e Técnicas em Pesquisa Qualitativa abriu-se entre os passos apressados daqueles que adentravam a sala e os carinhosos olhares de boa noite, receptivos para mais um encontro. O professor Babi chegou à sala, cumprimentou os que ali estavam e entre os arranjos no material áudio-visual sugeriu que acomodássemos melhor as cadeiras, que estavam enfileiradas metodicamente pelos arredores da sala, de modo que o ambiente ficasse mais aconchegante. Após esse movimento inicial de disposição das cadeiras em semicírculos e de um saudoso boa noite de boas vindas do professor, demos início aos propósitos da disciplina. Babi convidou a turma para uma cordial apresentação, visto que alguns alunos não haviam participado da disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico ministrada por ele anteriormente. Assim nos dispomos, após a apresentação inicial do próprio Babi, dando seguimento as apresentações.
           
Após as apresentações de todos os estudantes, o professor provocou à turma sobre qual nome dava título àquela disciplina. Após a resposta dos estudantes ele instigou ainda mais a sala a respeito das conclusões que poderíamos obter ao refletir sobre o referente título e quais as particularidades da pesquisa qualitativa em relação à quantitativa, estudada no semestre anterior com facilitação da professora Érica Atem.  Após um tempo generoso de silêncio, Kércio se colocou e abriu a discussão a respeito do tema. Babi anotou no computador as considerações e contribuições de todos os estudantes que se posicionaram e em cima de cada colocação expôs as querelas da Pesquisa qualitativa e suas nuances na produção científica, em detrimento das outras formas de produzir conhecimento.

Esse momento inicial a respeito da Pesquisa qualitativa e de suas implicações no conhecimento científico se estendeu durante um largo tempo até que de forma integrada Babi apresentou o plano de ensino da disciplina e as objetivações que conferem esse percurso. A turma acompanhou, a partir da leitura conjunta com o professor, o plano de ensino e todas as implicações do documento para os encontros dos próximos meses. Foram relatados a Justificativa, os objetivos, os métodos avaliativos, a bibliografia a ser utilizada. Babi esclareceu as dúvidas e convocou a turma para se sentir integrante desse processo, acendendo espaço para ideias, sugestões e novos ajustes.Após essa explanação tivemos uma pausa para intervalo.

Na volta do intervalo, Babi convidou a turma para delinear o cronograma da disciplina. O professor trouxe os horários e datas determinadas,mas construiu com o auxílio da turma o calendário referente às avaliações (apresentações dos seminários, relatórios em dupla e apresentações do projeto de pesquisa no encontro científico que a disciplina promoverá no final da disciplina). Nesse momento toda a turma dispôs as atenções para o ajuste das equipes e para os cronogramas solicitados.

Após revisto os prazos, as datas e ajustes concernentes ao cronograma da disciplina, Babi reservou um momento para solucionar as questões da turma referentes ao processo avaliativo, tão como solucionou dúvidas relacionadas às normas científicas, vestuário para apresentação dos seminários, formalidades comum à técnica, tempo previsto para as apresentações etc. O professor suscitou a classe para possíveis apontamentos e sugeriu que as duplas encarregadas pelo relatório semanal se propusessem a disponibilizá-lo pelo menos um dia antes da aula, recordando sobre a importância estética e ortográfica do relatório. Babi também discorreu sobre a importância dos projetos de pesquisa e sobre a relevância da produção de um bom projeto. Ele incentivou os estudantes a dedicarem tempo e afeto nesses projetos e justificou o motivo de utilizá-lo como uma das formas avaliativas da disciplina. Como ação da disciplina, Babi sugeriu que criássemos um blog, uma ferramenta de exposição para os trabalhos apresentados na disciplina e importante artifício de interação e diálogos dentro da conjectura acadêmica. Como resolutiva Martônio ficou encarregado de criar o blog e alimentá-lo com nossas futuras produções.

Por conseguinte Babi apresentou os textos que serão utilizados na disciplina e encaminhou os respectivos para a xerox da Psicologia, assim como recomendou para turma a leitura dos textos a serem utilizados na aula seguinte: Metodologia Qualitativa, da Ana Flávia do Amaral Madureira e Caderno de Saúde Pública, da Maria Cecília Minayo e Odécio Sanches.

Novamente o professor acendeu a turma para questões finais e como não havia tais demandas ele se encaminhou para o encerramento da aula.